Planejamento Estrategico

ALUNOS: DRIELE MARIA, GEIZIANA, KARLA CAROLINA, LETÍCIA CAROLINE, LETÍCIA STÉFANY, GEIZIANA E MAYARA ANDREZZA.



Apresentacao da Empresa


Empresa: ConectLafa.
Razão Social: ConectLafa Ltda.
Localização: Av. Telesforo Cândido de Rezende, n° 784, Centro. Conselheiro Lafaiete/MG. CEP: 36.400-000.
Telefone: (31) 3762-4561 / (31) 8795-7300.
Slogan: Ultrapasse seus horizontes.
É uma empresa de entretenimento eletrônico, com um objetivo que combina a prestação de serviços de acesso à internet, com acessibilidade a jogos num ambiente com alta velocidade e segurança. O cliente poderá se conectar à rede mundial, encaminhar e receber e-mails, navegar na web, acessar salas de relacionamentos e jogar em rede com amigos os jogos para computadores.
Público Alvo: O público alvo será formado por jovens e adultos pertencentes a todas as classes sociais e a usuários de qualquer faixa etária que necessitem de serviços vinculados à internet.
Serviço Oferecido: O acesso à internet para pesquisas, comunicação e interatividade; aplicativos para elaboração de trabalhos, com o pacote Office; jogos eletrônicos para computador; locação do espaço para empresas realizarem treinamentos fechados.

Colaboradores: Serão seis colaboradores de início, sendo Letícia Stéfany, Letícia Caroline, Driele Maria, Karla Carolina, Geiziana e Mayara Andrezza.


Visao Futuro


Ser uma empresa referência no segmento de entretenimento eletrônico destacado pela qualidade dos serviços prestados, juntamente com a eficiência e qualidade dos funcionários. Sempre zelando para o melhor atendimento ao cliente, para satisfazê-lo e logo fidelizar. Visar à lucratividade com os serviços prestados e sempre buscar novos meios de benefícios e atrações para o entretenimento.


Analise Externa


Quanto à tecnologia:

  • O mercado está sempre evoluindo, a cada dia novas tecnologias mais avançadas surgem para facilitar o desenvolvimento, assim podendo fazer com que haja um bom progresso tecnológico.
  • Nossa empresa poderá estar sempre buscando novas tecnologias da última geração para seu melhor progredimento, de acordo com o orçamento.
  • A empresa utiliza de informações do ambiente no mercado por agências governamentais e pela bolsa de valores.
  • Como as pessoas estão tendo facilidade em ter acesso à internet em domicílio, nossa empresa busca investir em alta tecnologia para atrair maiores números de pessoas possíveis.

Quanto ao governo:

  • Nosso país encontra-se em um momento desfavorável para ter altos investimentos, com isso nossa empresa está buscando meios de cortar custos para utilizar essa poupança em fins lucrativos e adaptação de nossos produtos e serviços.

Quanto ao subsistema financeiro:

  • A empresa age com preços que pautam os da concorrência e o valor de lucro.
  • Usam-se meios como taxas de juros para clientelas que usam de nossa locação para fins de treinamento empresarial, caso o pagamento não seja a vista.
  • Porém, caso pagamento à vista o cliente terá crédito em seu orçamento, pois receberá um desconto, para influencia-lo a estar sempre pagando à vista, logo trazendo benefícios para a empresa.

Quanto à comunidade:

  • O número populacional está aumentando e com isso há uma divergência de interesses por cada pessoa, fazendo com que nossa empresa busca, por meio de pesquisas, saber sobre o gosto e os interesses da população em relação ao meio tecnológico.
  • Tendo também valores sociais, como a não permissão do uso de cigarros e bebidas alcoólicas no interior da empresa e o respeito para com todas as pessoas, independentemente da cor, cultura e religião.

Quanto aos consumidores:

  • Nossos consumidores são jovens pertencentes a todas as classes sociais e, também, usuários de qualquer faixa etária que necessitem de serviços vinculados com a internet.
  • Como o acesso à internet está fácil em domicílios, não há aquela enorme demanda de algum tempo atrás, porém como nossos serviços de alta eficiência temos nossos clientes fidelizados e uma boa demanda para com os clientes que ainda não estão fidelizados.
  • Alcançamos estes consumidores por nossa eficiência com nossos produtos e serviços e, também, com nosso ótimo atendimento, tudo com um preço acessível a todos e claro que comporte a lucratividade e a margem de preço do mercado.

Quanto à definição do mercado:

  • No mercado há um grande número de Lan-houses, porém este número vem caindo devido à falta de demanda, e produtos e serviços de boa qualidade.
  • Aproveitando essa pequena queda de Lan-houses no mercado, nossa empresa busca oferecer aos consumidores produtos e serviços de alta qualidade tecnológica, tendo por finalidade se destacar entre as demais, e, também, alcançar um padrão de inovação com processo contínuo.

Quanto aos aspectos básicos da indústria ou setor no qual a empresa está situada:

  • Nossa empresa está situada em um local bem amplo e confortável para o melhor atendimento e processo de nossos produtos e serviços.
  • A empresa oferece acesso à internet com suas funcionalidades de pesquisa, comunicação e interatividade, além de aplicativos para elaboração de trabalhos e jogos eletrônicos interligados em rede. Também há locação do espaço para empresas realizarem treinamentos fechados.
  • Com nossa alta tecnologia podemos ser referência no mercado entre as empresas ligadas a este setor. E, por consequência, teremos que estar sempre em processo contínuo de inovação, sempre estar fazendo substituição tecnológica e buscar os melhores métodos de barganha para com os fornecedores.

Quanto aos concorrentes:

  • Temos um bom número de concorrentes, porém não é um número exorbitante.
  • Nossos concorrentes utilizam bons meios tecnológicos e de produtos e serviços. Por isso, nossa empresa investe em meios de alta tecnologia para se diferenciar e um ótimo atendimento.
  • Como a maior parte da concorrência está sólida no mercado, porém não investem em novos recursos de adaptação para melhor satisfazer o cliente, acabam tendo pouca demanda. E para proveito de nossa empresa, buscamos essa diferença e qualidade de recursos para serviços oferecidos.

Quanto aos fornecedores:

  • Nosso fornecedor é a Cibernética Informática que nos fornece Hardwares e equipamentos e são utilizadas licenças da Microsoft para obter sistema operacional, softwares e demais partes lógicas.
  • Nossa empresa paga um preço razoavelmente alto para estes fornecedores, porém recebe um desconto por ser uma compradora fidelizada a estes. E o preço vale a pena, pois são meio tecnológicos de alta qualidade e que são fornecidos dentro do prazo estipulado.

Analise Interna


Função Marketing:

  • Em Conselheiro Lafaiete existem em média 15 estabelecimentos no ramo, ativos no momento, inclusive, muitos consolidados no mercado e com clientelas fixas. Com isso, a ConectLafa, pretende trabalhar muito no ramo de marketing oferecendo um atendimento diferenciado, um melhor produto e com preço justo visando a conquista de clientes e reconhecimento.
  • Por ser uma empresa iniciante, estamos focando especialmente no ramo do marketing a fim de despertar um interesse no público atraindo clientes. Estamos trabalhando com elementos visuais atrativos, divulgação em rádios, internet e panfletos. Nossa metodologia é oferecer um produto de qualidade, diferenciado e referencial no ramo.

Função Finanças:

  • Não temos informações concretas sobre índices de lucratividade, mas pela nossa pesquisa de mercado concluímos que os lucros são satisfatórios. Os sócios proprietários da empresa têm um amplo conhecimento em economia e poderão administrar o empreendimento com eficiência e eficácia necessária para que a empresa entre no mercado e o conquiste.
  • Para uma maior rapidez na recuperação do capital pretendemos fazer cotações com os fornecedores para um melhor preço, e consequentemente repassar um bom preço para os clientes, divulgando promoções que atendem nosso público alvo, promovendo a fidelização de clientes. Daremos prioridade também para todos os boletos que terão descontos no pagamento à vista, e manter todas as dívidas em dia.

Função Produção:

  • O ramo de TI (tecnologia da informação) possui um custo elevado e exige uma mão de obra qualificada, ou seja, o nível de qualidade é essencial para o sucesso da empresa. Trabalhamos com o diferencial dos produtos, comunicação com o mercado, a excelência no atendimento ao cliente e produtos de qualidade. Possuímos computadores sofisticados e de última geração com programas e internet de fácil acessibilidade e rapidez. O ambiente é totalmente agradável e confiável, promovendo conforto e segurança para nossos clientes.

Função Recursos Humanos:

  • Temos funcionários qualificados para suas respectivas funções, sendo assim uma empresa preparada em seus serviços prestados. Não possui grande rotatividade de colaboradores, e sim trabalhamos oferendo melhor conforto, fazendo programas de treinamento e satisfazendo-os. Oferecemos também benefícios aos colaboradores, como vale transporte, vale refeição, e bonificações como comissões e cumprimento de metas.
  • Possuímos um domínio do mercado consumidor, pois fazemos pesquisas periodicamente além de estabelecer uma comunicação com clientes. Não deixamos de trabalhar com qualidade e eficiência e estamos sempre atentos a críticas construtivas, comentários e elogios sobre nosso estabelecimento.
  • Atendemos nossos grupos de indivíduos em excelentes áreas funcionais na empresa. Além de proporcionar um ponto de encontro de jovens, procuramos manter um clima familiar e organizado para conquistar a confiança dos pais com ambiente claro e confortável onde é proibido o consumo de bebidas alcóolicas e cigarros.
  • Controlamos a eficiência da empresa procurando sempre manter uma atividade produtiva e econômica, e a eficácia e efetividade estabelecendo metas realistas e tentando superá-las em seus respectivos prazos.

Missao


Provocar uma inovação nas opções de entretenimento eletrônico devido a nossa moderna tecnologia e promover maior nível de satisfação e comodidade aos nossos clientes.

Porque a missão da empresa deve estar focada no sentido da satisfação das necessidades dos clientes do que nas características do produto fabricado/comercializado?

Quando se pretende prestar algum serviço, fabricar ou comercializar um produto, devemos fazer uma pesquisa do público alvo, conhecer nossos futuros clientes e oferecer o produto de qualidade a cada tipo do mesmo.
O cliente é o ponto principal de um negócio, portanto, garantindo a satisfação deste, fará com que ele se fidelize. Não há maior marketing que um cliente satisfeito.


Postura estrategica


Primeiramente, as ameaças da ConectLafa é a concorrência, pois hoje há muitas empresas do mesmo ramo. Também, hoje em dia, a maioria das pessoas tem computadores em casa e internet até nos celulares.
Pontos fortes: Altíssima tecnologia, como internet extremamente rápida com jogos eletrônicos e de última geração e fidelização dos clientes.
Devido a essa análise, a ConectLafa chegou à conclusão que havendo a predominância de ameaças e também uma série de pontos fortes, nos encaixamos na estratégia de manutenção. Essa estratégia nos coube também por estarmos tomando atitudes defensivas para com a facilidade do manuseio a internet nos dias de hoje.
Objetivos externos: Gerar satisfação aos clientes tendo este como maior bem; gerar filiais; acompanhar novas referências no mercado.
Objetivos internos: Recuperar o investimento inicial; trazer mais enérgicos aos funcionários; oferecer treinamentos para os funcionários em suas respectivas áreas; atendimento com excelência.

Objetivos funcionais



  • Marketing:
Objetivo: Criar um site da empresa.
Ter cadastro de todos os usuários com seus respectivos com seus respectivos contatos para enviar promoções.
Desativo: ter o prazo de até dois meses para alcançar mais de 5 mil visitantes no site.
Conseguir o cadastro de, no mínimo, metade dos clientes em um mês.


  • Produção:
Objetivo: comprar mais três computadores, investir em jogos eletrônicos e fornecer o serviço de manutenção de computadores.
Desafio: Aumentar a lucratividade para que possamos aumentar a nossa produtividade.


  • Finanças:
Objetivo: pagar todas as duplicatas possíveis que oferecem no pagamento adiantado
Desafio: começar a pagar as duplicatas adiantadas a partir do próximo mês.


  • Recursos humanos:
Objetivo: contratar dois funcionários formados em sistemas e informação para trabalhar na manutenção de computadores da empresa e fornecer serviços de manutenção para os clientes.
Desafio: conseguir no mínimo 30 pedidos de formatação para o próximo mês.

Como alcancar os objetivos da empresa:


Objetivos:
  • Gerar filiais - a empresa pretende controlar os gastos para conseguir abrir suas filiais.
  • Acompanhar novas tendências e desenvolvimento do mercado - para alcançar este objetivo teremos que acompanhar as novas tecnologias e estar sempre atento à economia.
  • Referência no mercado - alcançaremos através da fidelização dos clientes e usar o marketing para divulgar o máximo possível à empresa.
  • Recuperar o investimento inicial - alcançar através dos lucros que serão obtidos dentro de quatro anos.
  • Trazer mais benefícios aos funcionários - qualificando oferecendo condições extras e premiações.
  • Oferecer treinamento aos funcionários - através de palestras motivadoras e qualificativas.
  • Atendimento com excelência - através de treinamentos pás saber como atender os clientes, designar pessoas com maior facilidade em se comunicar com o público.

Processo de controle e avaliacao


A empresa ConectLafa exige prioridade para que os dados necessários ao controle estejam completos, pois o controle nada é mais que as informações. E somente com elas podemos verificar o antes e depois da empresa e verificar quais as alterações a serem feitas no processo de controle e avaliação. Por isso todos os objetivos, desafios, estratégias, políticas, projetos para alcançar os resultados desejados da Conectlafa são avaliados de 3 em 3 meses para analisarmos as situações alcançadas e as previstas, as falhas e erros que estão ocorrendo com a finalidade de corrigi-los evitar sua reincidência.
Um dos nossos objetivos de marketing seria a criação de um site e um desafio que temos é aumentar a lucratividade da Conectalafa, e com a nossa análise de controle e avaliação percebemos que para conseguir superar este desafio deveríamos investir, por isso analisamos se teríamos a situação financeira viável para darmos início.  
Finalizada a análise, verificamos que poderíamos dar continuidade aos projetos, logo resolvemos juntar os dois criando um site para a empresa que ficou sendo o www.conectalafa.blogspot.com, e nele além de novidades, promoções de descontos na lan-house e informações que a empresa teria, criamos o CONECTA FIDELIDADE onde os clientes cadastrados receberão exclusivamente promoções e ao comprar nossos produtos, acumularão pontos para desconto na utilização da lan-house.


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